sexta-feira, 25 de março de 2011

tudo junto e separado

Não sei o que há de erado com as pessoas quando vão discutir politica, parece haver um analfabetismo de informação, gente com medo de uma ditadura de esquerda no brasil...e o pior acreditando de verdade nisso???
Ser professor e votar no PSBD???
Fazer a comparação do entre comunismo e capitalismo como coisas oposta...
Opa pera ai, o que eu disse? Que comunismo e capitalismo NÃO SÃO COISAS OPOSTAS?
Sim!!! Se qual quer um que não for a Magda do Sai de Baixo, ler as teorias sobre economia vão perceber que o capitalismo auto regulada é perfeito, tanto para sociedade quanto para o desenvolvimento social, melhor distribuição de renda e Ascenção social..., beleza descobriu que o capitalismo liberal é lindo ai você vai ler as teorias econômicas socialistas, e encontra igualdade social, direitos e veres igualitários, sem diferença econômicas todos trabalhão e são produtivos não se explora a força de trabalho dos sem posses, quase cristão uma comunidade, leu gostou ficou em duvida entre uma e outra?
Achou a pegadinha???
É tudo teórico, uma Utopia, em cada um dos modelos a sociedade tem como objetivo ser a melhor possível, é quase como ser cristão, tenta emular cristo, o máximo possível, mas, ai você não quer abrir mão de carro, roupas, confortos...
Ou com o diria Hegel, o homem é essencial mente egoísta, o que garante uma sociedade desigual em ambos os modelos.
By Wikipédia “De Optimo Reipublicae Statu deque Nova Insula Utopia (em português, Sobre o melhor estado de uma república e sobre a nova ilha Utopia) ou simplesmente Utopia é um livro de 1516 escrito por Tomás Moro (Thomas Morus 1480-1535). Escrito em latim, foi sua principal obra literária e tornou-se sinônimo de projeto irrealizável; fantasia; delírio; quimera; lugar que não existe, dando uso mais amplo do então neologismo "utopia".”
Ou seja, um objetivo traçado, e uma tentativa de chegar o mais próximo possível, o problema não esta na doutrina econômica, na verdade parece que o problema esta na forma, e meios como se aproximar do modelo ideal, infelizmente parece que o socialismo parece mais cristão que o capitalismo liberal, o que me leva a adota-lo como modelo utópico a ser desejado...

Nenhum comentário:

Postar um comentário